Está na dúvida sobre o que é o Renave, como funciona ou se deve utilizar?
Preparamos este artigo para tirar todas as suas dúvidas em relação ao Renave.
O Renave, Registro Nacional de Veículos em Estoque, foi desenvolvido pelo SERPRO junto a SENATRAN, para facilitar a transferência de veículos seminovos e o registro de veículos zero km com o intuito de colocar fim à clonagem de chassis.
Ele realiza a integração entre as revendas e bases do SENATRAM e a Receita Federal. No momento da transferência do veículo, a nota fiscal é validada pelo sistema e a comunicação de transferência ou venda é feita automaticamente aos órgãos integrados ao Renave.
Um dos benefícios do sistema se dá pelo fim de débitos dos veículos.
Explicando de maneira simples, o veículo registrado no Renave, não pode possuir débitos, como multas, financiamentos e outras restrições. Facilitando toda a negociação do veículo.
E não podemos esquecer do benefício para o cliente, que caso tudo ocorra como o planejado, poderá ter o documento em mãos quando retirar o veículo.
Mas como isso é possível? Simples! A validação do processo é feita pelo certificado digital, ou seja, sem necessidade de reconhecimento de firma em cartório.
Antes de qualquer etapa, o usuário deverá efetuar o credenciamento de seu estabelecimento no Credencia, a contratação do Renave-ws e a Habilitação do certificado.
Para isso, preparamos uma explicação para te ajudar. Afinal, muita informação e nomes diferentes acabam confundindo, não é mesmo? Mas fica tranquilo, nós preparamos um material completo de credenciamento, é só clicar no link abaixo e acessar o manual que preparamos para você.
Sistema integrador
O acesso ao Renave-ws só será possível por meio de um integrador, que realiza a “ponte” entre o concessionário/lojista e o renave-ws.
E para facilitar sua experiência com o Renave, nós da Sances desenvolvemos o RenaveAuto, uma plataforma prática e totalmente intuitiva, com valor de apenas R$5,90 por transação de saída.
Ficou curioso? Clique no link e Conheça o RenaveAuto!
Você vai utilizar o certificado digital do tipo A1 no processo de credenciamento, contratação e integração. Será por ele que as informações do estabelecimento serão validadas e permitirão ao usuário ter acesso ao sistema e suas funções.
Concessionárias, revendas e demais comércios de compra e venda de veículos poderão realizar a contratação do serviço.
Vale lembrar que nas negociações de compra e venda de veículos entre pessoas físicas, conhecido como negociação particular, o processo se mantém o mesmo.
Se você for concessionário, sim! Inclusive deve contratar um integrador, pois os veículos zero km precisam do registro no Renave para realizar o primeiro emplacamento.
Para lojistas de seminovos, a aquisição até o momento é facultativa. Recomendamos que fiquem atentos às atualizações de decretos do Departamento de Trânsito de seu estado.
Desde 24 de Janeiro de 2022, o Renave se tornou obrigatório para veículos zero km, fazendo com que apenas veículos que tenham o registro possam ser emplacados. Até o presente momento, vendas diretas não entram no processo.
Ao contrário do processo para veículos zero km, que é obrigatório em todo território nacional, para seminovos é opcional, e apenas os estados de Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás aderiram ao serviço. Ainda em homologação: São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco .
Como acontece com toda novidade, o Renave chegou ao mercado "fazendo barulho", mas nós da Sances estamos sempre prontos para te atualizar e não deixar que seja pego de surpresa.
Por isso queremos saber:
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo falando o que, na sua opinião, faltou falarmos aqui no artigo, queremos te ouvir!
E claro, não deixe de conferir os links do artigo e ver a praticidade do Renave e da nossa solução: RenaveAuto.
Até a próxima!