Como fazer o Credenciamento e Contratação do Renave

July 11, 2024
5 min de leitura

Precisa contratar o Renave e não sabe por onde começar? Então deixa que a  gente te ajuda! Preparamos um passo a passo completo para te ajudar a realizar o Credenciamento para contratação do Renave.

Você deverá realizar 3 etapas:

  1. Credenciamento da sua empresa no Credencia: Caso tenha mais de uma empresa (filiais), deverá realizar o processo para cada uma separadamente.
  2. Contratação do E-commerce do Renave (SERPRO): Com o credenciamento realizado, você deve efetuar a contratação do e-commerce do renave.
  3. Habilitação do certificado digital: Após finalizar as etapas anteriores, faça a habilitação do certificado digital no site do Credencia.

*Todas as etapas estão disponíveis aqui no Manual, leia atentamente e siga as imagens para realizar o processo por completo.

Por onde começar o credenciamento?

Se você ainda não sabe o que é Renave, e se deve ou não contratar, recomendamos que leia nosso artigo anterior CLICANDO AQUI.

Agora, se você já sabe o que é, mas está com problemas no credenciamento, basta seguir as etapas abaixo e realizar o credenciamento.

O primeiro passo: documentação.

Para iniciar o credenciamento, é importante que a empresa tenha um Certificado A1, conhecido também como e-CNPJ.

Outro documento que não é obrigatório mas facilita o processo, é o e-CPF, que você poderá utilizar para assinar o TCMS, pois caso o usuário não possua o e-CPF, terá que imprimir o documento, assinar e efetuar o reconhecimento de firma em cartório da assinatura (o que atrasaria do processo de credenciamento e contratação do Renave).

IMPORTANTE: caso a empresa possua mais de uma concessionária, deverá providenciar 1 certificado para cada. Por exemplo: 1 grupo que possui 3 concessionárias, deverá ter 1 certificado para cada.

Com estes arquivos em mãos e o certificado instalado, é só clicar e acessar o site do Credencia CLICANDO AQUI.

*Sugestão: Faça todo o processo na aba anônima do navegador.  

Iniciando o credenciamento

Ao acessar o site (depois de instalar o certificado), você deverá selecionar o certificado no pop-up (tela menor) que aparecerá na tela (2ª imagem). Após acessar e clicar em “ok”, abrirá a tela do Credencia. Basta clicar em “Entrar com GovBr”.

Na tela de login, basta clicar na opção “Seu certificado digital” e selecionar novamente o certificado instalado no computador, sendo assim, o login será efetuado.

Tela com navegador em aba anônima indicando acesso ao site do credencia.
Acesse o site do credencia pela aba anônima do navegador.
Tela com navegador em aba anônima com pop-up aberto para selecionar o certificado digital para acessar o credencia.
Selecione o certificado da empresa que realizará o cadastro.
Tela de acesso do credencia com indicativo de "Entrar com GovBr".
Selecione a opção "Entrar com GovBr".
Tela de acesso do GovBr com indicativo de acesso "Seu certificado digital".
Clique na opção "Seu certificado digital".
Tela de acesso ao GovBr, com indicativo para selecionar o certificado digital.
Selecione o certificado da empresa que efetuará o cadastro/login.

Criando uma nova solicitação

Com o login efetuado, o você deverá clicar no menu “Solicitação” e depois no submenu “Nova solicitação”.

Esta etapa será dividida em 5 fases: Identificação e Endereço, Contatos, Representantes Legais, Responsável Técnico e Segurança da informação.

Identificação

Como parte das informações estão no certificado digital, é possível que a maioria dos dados já estejam preenchidos.

No campo Serviço/Natureza, selecione a opção:
Renave Concessionário/Lojista.

Com a opção selecionada, preencha os campos faltantes, clique em Salvar e depois Avançar

Tela do Credencia, com indicativo para menu "solicitação" e submenu "nova solicitação" (selecionado na aba identificação e endereço)
Clique em "Solicitação" e depois "Nova Solicitação".
Continuação da tela "incluir solicitação" na aba identificação,, indicando ação de clique em "Salvar' e "Avançar"
Clique em "Salvar" e depois "Avançar".
Contatos

Os dados preenchidos serão da pessoa responsável por administrar o sistema, seja ele funcionário ou representante legal, é com quem será feito contato, se necessário.

Após preencher todos os campos faltantes, clique em Salvar e depois Avançar.

Tela do Credencia na aba "Contatos", com indicativo de clique em "Salvar" e "Avançar".
Clique em "Salvar" depois "Avançar".
Representantes Legais

Devem ser preenchidos todos os dados do representante legal. Informações pessoais, contato e documentação. Caso a empresa tenha mais de 1 representante legal, os dados dos demais também deverão ser preenchidos.

Documentos do Representante Legal. Nesta fase, você terá 3 campos:

  1. Tipo de documento: Você deverá selecionar uma das opções Carteira de Trabalho, Contrato Social, Contrato de Trabalho ou Procuração.
  1. Identificação: Deve ser informado o documento selecionado.
    (Exemplo: Se o documento for uma Procuração, escreva Procuração).
  1. Descrição do documento: deve ser informado o documento selecionado.
    (Exemplo: Se o documento for uma Procuração, escreva Procuração).

*Atenção* Identificação e descrição devem estar escritos da mesma maneira.

Documento: Será selecionado o arquivo em PDF do documento informado nos campos anteriores.

Para envio, o PDF deve possuir a seguinte nomenclatura: 
NOMEDODOCUMENTO_NOMEDAEMPRESA_ANO.PDF
Exemplo: procuracao_concessionariax_2022.pdf

Campos preenchidos, dados informados e documentos enviados.
Clique em Salvar e depois Avançar.

Tela do Credencia na aba "representantes legais".
Preencha os dados dos Representantes Legais.
Continuação da aba "Representantes legais" com indicativo de clique nos botões "Salvar" e "Avançar".
Clique em "Salvar" e depois "Avançar".
Responsável Técnico

O responsável técnico será o administrador do sistema, funcionário ou representante legal. Após preencher todos os campos, selecione um documento Comprovante de Vínculo entre Técnico e Empresa.

Documento: Será selecionado o arquivo em PDF do documento informado nos campos anteriores.

Para envio: O PDF deve possuir a seguinte nomenclatura:
NOMEDODOCUMENTO_NOMEDAEMPRESA_ANO.PDF
Exemplo: procuracao_concessionariax_2021.pdf

Após preencher todos os campos, clique em Salvar e depois Avançar.

Tela do Credencia na aba "Responsável Técnico" com indicativo de clique "Salvar" e "Avançar".
Preencha os dados do Responsável Técnico, depois clique em "Salvar" e depois "Avançar".
Segurança da Informação

Nesta etapa, você deverá informar os dados pessoais do Representante Legal.

Início de vigência: Informe a data atual (do momento do cadastro).
Fim de vigência: Preenchimento opcional (não obrigatório)

Depois de preencher todos os campos, terá a parte de Documento, onde você deve ser selecionar o TCMS. Após selecionar, clique na caixa de seleção abaixo para confirmar o aceite da declaração de veracidade das informações e arquivos.

Ao finalizar, clique em Salvar e Submeter Solicitação.

*Caso o usuário tenha o e-CPF, poderá baixar o Assinador digital CLICANDO AQUI, ou pelo site informado na tela a seguir e também, baixar e preencher o arquivo disponível em “Modelo de TCMS” na 2a tela. Se não possuir o e-CPF, deverá fazer o download do arquivo, preencher e reconhecimento de firma.

Para facilitar, deixamos um passo a passo do Assinador Digital após as 2 telas de preenchimento de dados. Basta baixar, clicar no ícone da área de trabalho e seguir as telas.

Após finalizar o credenciamento, confira as telas seguintes para iniciar a contratação do e-commerce Renave.

Tela do Credencia na aba "Segurança da informação" com indicativo de clique no link de download do Assinador Digital.
Link de donwload do Assinador SERPRO
Continuação de aba "Segurança da informação", com indicativo de ação de clique no "Modelo TCMS", "Salvar" e "Submeter Solicitação".
Faça o download e preencha o TCMS. Ao finalizar o processo, Clique em "Salvar" e "Submeter Solicitação".
Tela do Assinador SERPRO, indicando clique em "Assinar PDF".
Clique em Assinar PDF
Explorador de arquivos indicando seleção do arquivo TCMS.
Selecione o arquivo do TCMS
Tela do assinador evidenciando a mensagem "Use o mouse e clique no local do arquivo onde deseja mostrar o selo de referência.
Clique no local onde ficará a assinatura digital.
Tela do assinador evidenciando a assinatura digital e indicativo de clique no botão "assinar".
Clique em Assinar
Tela do assinar indicando seleção do certificado digital para finalizar a assinatura digital.
Selecione o certificado para validar a assinatura.

Contratação do E-commerce Renave

Com o credenciamento do estabelecimento enviado e concluído (usuário poderá acompanhar situação pelo site do Credencia), a próxima etapa será a Contratação do Renave.

Para isso, no menu lateral da página do credencia, clique na opção Contratação. Ao clicar, o usuário terá acesso a página de contratação do e-commerce.

Clique em “Contrate Aqui” para iniciar o processo. O usuário será redirecionado para a página de login do SERPRO.

Tela do credencia aberta no menu "Contratação", indicando clique em "Contrate Aqui".
Clique em Contratação e depois "Contrate Aqui".
Tela de login do SERPRO.
Caso tenha o acesso, preencha os dados e clique em "Entrar".
Tela de seleção de empresa no login do SERPRO.
Caso já tenha uma empresa cadastrada, será disponibilizado a lista das empresas.
Tela de login do SERPRO, indicando clique no "Fazer Cadastro".
Para primeiro acesso, clique em "Fazer Cadastro".
Tela de cadastro do SERPRO.
Preencha os dados e receba o acesso da SERPRO em seu e-mail.

Acesso ao SERPRO

Para dar continuidade à contratação, o estabelecimento deverá efetuar o login no SERPRO. (Se o usuário já possuir cadastro, aparecerá para ele a 3ª tela em sequência, onde poderá selecionar uma empresa já cadastrada, ou então “criar novo vínculo”.

Caso não tenha acesso, faça o cadastro clicando em área do cliente no link abaixo:

https://www.loja.serpro.gov.br/renave

Ao se cadastrar, você receberá um e-mail para cadastrar uma senha de acesso. Após preenchimento, o usuário receberá um e-mail de confirmação do cadastro e para gerar a senha.

Lembrando: A contratação do renave só é possível com o credenciamento concluído.

Solicitação de compra do Renave

Com o login efetuado, o usuário será redirecionado para a página de solicitação de compra. Recomendamos que ao logar no SERPRO, clique novamente em “Contratação” e “Contrate Aqui”, na página do Credencia, para que o SERPRO reconheça o login do CNPJ e não do CPF.

O processo terá 4 fases:

1. Identificação do cliente

Você deverá preencher todos os dados de identificação da empresa, nome da empresa, CNPJ, endereço e também dados do representante legal.

Caso o preenchimento de dados não esteja habilitado, o usuário deverá clicar em “Obter dados do Certificado” e continuar o cadastro

 Ao finalizar, clique em Salvar para ir à próxima fase.

Tela de solicitação de compra do SERPRO
Clique em "Obter dados do certificado".
Tela de identificação do cliente.
Continuação da tela de identificação do cliente.
Preencha os dados de identificação do cliente e clique em "Salvar".
2. Confirmação do Pedido

Nesta fase, o SERPRO disponibilizará um texto informativo sobre o Renave e suas finalidades. Após a leitura, clique em Próximo para avançar.

Tela de confirmação do pedido
Clique em "Próximo".
3. Dados de cobrança

O usuário deverá informar os dados do Responsável Financeiro do estabelecimento, seja ele terceiro ou um determinado setor da empresa (Em alguns casos, a empresa adiciona os dados do usuário responsável pelo sistema).

Preencha todos os dados e ao finalizar, clique em Salvar para ir a Assinatura do Contrato.

Tela de dados de cobrança
Preencha os dados de cobrança.
4. Assinatura do Contrato

Nesta última fase, o download do contrato estará disponível, nele o usuário encontrará informações sobre todos os serviços e suas taxas.

Atenção: para realizar a assinatura do contrato, o usuário deverá utilizar o e-CNPJ (Certificado Digital).

Com o certificado digital habilitado, é só clicar em “Assinar com e-CNPJ” e a contratação será finalizada.

Tela de assinatura do contrato
Clique em "Assinar com e-CNPJ".
Tela de conclusão do pedido de contratação do Renave no SERPRO.
Confirmação de pedido.

Habilitação do certificado digital

Com as demais etapas concluídas, chegamos à última etapa do processo: a habilitação do certificado. Para iniciar o processo o usuário deverá acessar o site do Credencia, conforme informado acima. Com o site aberto, clique no menu “Habilitação” e em seguida no submenu “Habilitação de Certificado”.

Incluindo o certificado máquina de entidade

Nesta última fase, o usuário deverá clicar em Incluir Certificado (o mesmo utilizado no credenciamento do renave) e preencher os campos conforme informado abaixo:

Serviço/Natureza: Renave Concessionário/Lojista
Ambiente: Produção
Arquivo do Certificado de Máquina (.cer ou .crt): Selecionar arquivo do Certificado Digital. 

*O certificado de máquina, será extraído do Certificado Digital. É só clicar em “Como gerar arquivo” no ícone à direita da caixa de seleção do certificado.

Ao preencher as informações e fazer upload do certificado, selecione o aceite de declaração, e clique em Salvar.

Após finalizar o processo, o estabelecimento estará vinculado e habilitado ao Renave-ws Atenção: o sistema SERPRO poderá não efetuar a habilitação da contratação de imediato, o usuário deverá aguardar a liberação para efetuar o processo de Habilitação.

Tela do Credencia no menu "Habilitação e submenu "Habilitação do Certificado". Serviço/Natureza: Renave Concessinário/LojistaAmbiente: ProduçãoArquivo do certificado: Selecione o certificado digital.
Clique em "Como gerar arquivo" para gerar o certificado .cer ou .crt.
Tela de "Habilitação do Certificado" com indicativo de clique na caixa de seleção e em "Salvar".
Clique no aceite de declaração e depois "Salvar".
Tela de "Habilitação do Certificado" com mensagem de conclusão de inclusão do certificado.
Certificado incluído, basta aguardar para que o serviço seja disponibilizado.

Baixe o manual em pdf para que possa aceder sempre que necessite:

Processo finalizado!  

Contratação feita! Agora que você finalizou o credenciamento e a contratação do Renave, é só contratar o integrador de sua preferência e realizar os registros.

E por último, não poderíamos deixar de te recomendar o RenaveAuto, o melhor integrador do Renave. Desenvolvido pela Sances pensando em tornar o processo simples, rápido e também econômico.

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Até a próxima!